quinta-feira, 28 de maio de 2026

Coisas de mineiro


Olá Blogosfera!!!

Hoje venho trazer uma falas engraçadas de minha terra.
Coisas do cotidiano, que ficaram marcadas para sempre...
Vamos lá. 

Meu pai era cheio de manias. Lembro que ele acordava abria a janela e falava bem alto:
- Bom dia Pouso Alegre!!!
E quando ele tava assistindo jornal na TV,  e o jornal acabava ele dizia:
- Falô mesmo hein!

Quando eu trabalhava numa loja de roupas e minha amiga de trabalho estava saindo para almoçar,  ela me perguntou:
-Larissa,  vai chover?
- Não,  nem precisa levar a sombrinha.
E ela acreditou e foi. 
Lembro que a outra colega disse assim:
- Imagina que você vai trabalhar como moça do tempo no jornal e sua mãe vai assistir e falar que ela começou sua carreira na loja de roupas...

Uma vez estava indo viajar com meus amigos para Campos do Jordão SP, passamos por uma cidade que meu irmão falou que era muito feia.  Então vimos do nada uma casa muito linda. 
Então um dos mais amigos que junto estava disse:
- É a cereja do bolo estragado!! Kkk

Em outra viagem com outros amigos, só que dessa vez em Monte Verde, nós passeamos de gipe e fomos para vários lugares turísticos, nós divertimos muito e o guia se divertiu também.  Foi aí que nosso amigo disse ao guia:
- Você vai ter que nos dar um desconto, você divertiu também e não tava no pacote que você iria divertir...


8 comentários:

  1. Muito legal ver os diferentes modos de falar dos variados Estados. Adorei! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Larissa,
    Eu como filha de mineiro,
    ouvi muitas falas diferente.
    E ainda por cima, minha mãe
    paulista que falava tambem
    palavras que no RJ onde morávamos
    era muito estranhado.
    Depois fui estudar Teatro e usei
    muito que vivi commeus pais.
    Porque no teatro representamos
    personagens em sua falas de origem.
    Bjins de bom fim de semana
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga Larissa,
    Falas engraçadas, gostei de ler.
    Boa semana e um feliz mês de Junho.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Larissa, que delícia de texto!

    Essas histórias têm um encanto que vai muito além da piada. Elas guardam algo precioso: a simplicidade dos momentos que, sem ninguém perceber, acabam se transformando em memórias eternas. Seu pai abrindo a janela e dando "bom dia" para a cidade inteira, a confiança na previsão do tempo da colega de trabalho, a "cereja do bolo estragado" e o desconto solicitado ao guia por ter se divertido junto... são cenas que parecem saídas de um filme sobre a vida real.

    O mais bonito é que essas frases carregam a personalidade de quem as disse. São pequenos retratos de pessoas queridas, registrados não em fotografias, mas na memória afetiva. E talvez seja por isso que nos fazem sorrir: porque nos lembram que a felicidade mora justamente nesses instantes espontâneos, quando ninguém está tentando ser engraçado, mas acaba sendo inesquecível.

    Obrigado por compartilhar essas pérolas da sua terra e da sua história. Ao ler, fiquei pensando em quantas frases semelhantes cada família guarda no coração, esperando apenas uma oportunidade para serem contadas novamente.

    Um texto leve, divertido e cheio de afeto. Adorei!

    Abraços
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/2026/06/por-que-e-proibido-gostar-de-flores.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, querida amiga, é verdade, cada Região desse Brasil
    apresenta coisas bem diferentes, e que bom!
    Isso enriquece a Terra da gente.
    Aqui têm inúmeras, sabes como é gaúcho, né?
    Adorei ler mais um pouquinho de ti, da tua vida!
    Quem não gosta de saber da vida dos outros? kkkkkk
    Um beijinho e felizes dias pela frrente.

    ResponderExcluir
  6. Amiga querida, vim novamente e fiquei a olhar essa
    tua foto com teu papai do céu... Que linda!
    Quero que sejas sempre muito feliz, muito!!!
    Beijinhos e te cuida bastante.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Gosto muito de ler esses "causos" do dia a dia. A do "cereja do bolo estragado" foi ótima...rs

    ResponderExcluir

Obrigada por ler e por comentar! Abraços Larissa.